José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

15.2.18

alguém passeia-se porque lhe deu para tal














Sr. da Pedra. Praia de Miramar. V. N. Gaia
( foto: j. a. m.)


alguém passeia-se algures por caminhos & paisagens onde ainda há árvores algumas aves pedras pelo chão e acontece-lhe curvar-se de repente, por algo que o chama sem dar-bem-por-isso e há um diamante entre as suas mãos  o olhar turva-se pelo brilho que o sol, atento a tudo onde há vida lhe oferece no mesmo instante e depois
há quem logo veja ali um presente, há quem não dê conta do vislumbre que lhe aconteceu e continue apegado aos seus hábitos, atirando o pequeno seixo para as águas de 1 rio que resvala por ali no seu ocaso indiferente a tudo isto.

Os hábitos escravizam, tornam-nos cegos.

Todos os dias acontecem coisas assim, parecem banais porque são diárias mas não o são, não.

Nada é banal nesta vida que nos está acontecendo.

E por aqui os diamantes não têm quaisquer preços são iluminadas fontes metafóricas criadas pela infindável sede que também habita os profundos lençóis da Terra:

- quanto demora um olhar a ser luz?


PS:

 " observo o que absorvo " ( Eduardo Marinho) : 

 https://youtu.be/BLh4z-WonOE



(Ourique. Alentejo. Portugal)


- rascunho Nº331 -

wake up that night is going away

13.2.18

KOISAS ~ DO ~ MOLESKINE ( 2ª folha)



trata-se genericamente de pontos de vista como outros quaisquer cada um vê à sua altura e nem há alturas mais + nem desalturas. A viagem é longa, “um homem com pressa é um homem morto”, eis um ditado de gentes apaziguadas entre si com certeza nos desertos (1) há tempo para tudo é tudo  pois o céu é amplo e os horizontes demorados, o tal tempo que foi expulso dos dias & das noites por estas bandas ocidentais lá desandam eles a correrem sozinhos cada um com a sua meta & o descalabro dos seus desígnios impostos & aceites como únicos, quando por vezes acontece passarem ao lado das árvores elas abanam desconsoladas as suas cabeleiras por vezes criam ditirâmbicas alianças com os ventos e assobiam, mas qual quê moucos de todo.

Quem os convenceu de que sozinhos vão a qualquer lado?

Enquanto caminho ao sabor da leve aragem que me acompanha re/paro lá ao longe senti o aroma espalhado de uma visita a que não liguei e é saboroso vislumbrar agora as flores de alfazema minúsculas violetas azuladas encantadas entre si amparadas pelas significantes folhas verdes onde o sol tranquilo se desfaz em prata, e estão a  olharem-me como eu nunca as olhei.
Guardo a lição no bolso da camisa junto ao peito e continuo a caminhar até onde não sei

(
          (1) Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Saara
       


 - Bar de narguile. Rascunho Nº 53 -

12.2.18

As Raízes da Religião: Genevieve Von Petzinger na TEDxVictoria

Msg a Garcia



"(...) Quem olhasse este passo para o mar e para a terra, e visse na terra os homens tão furiosos e obstinados , e no mar os peixes  tão quietos e tão devotos, que havia de dizer?
Poderia cuidar que os peixes irracionais se tinham convertido em homens, e os homens não em peixes, mas em feras. Aos homens deu Deus uso da razão, e não aos peixes; mas neste caso os homens tinham a razão sem o uso, e os peixes o uso sem a razão. (...) Aristóteles diz que só eles, entre todos os animais, se não domam nem domesticam.(...). 
Peixes, quanto mais longe dos homens, tanto melhor: trato e familiaridade com eles, Deus vos livre!"



( " Sermão de Santo António aos Peixes",  de Padre Antóno Vieira. Col. Portugal, Nº38, Joaquim Ferreira)

31.1.18

KOISAS ~ DO ~ MOLESKINE




jÁ há uns bons tempos que faço diariamente, com base nos tramites das meditações ocidentais, dado que sou do género Oblomov, uma pesquisa mui atenta ao meu umbigo.

                                                Como se se tratasse de um curioso buraco negro ou o olho da espiral de uma galáxia ou qualquer outro círculo vulgar, como se houvesse algo que  pudesse ser vulgar nesta vida & nestas ocasiões, para me concentrar sirvo-me do meu girassol caseiro arrebanho o vaso p/ o meu labor pessoal  e -  olhos nos olhos - Tudo está lá.
Também.
Nestas vãs deambulações, encontro paredes pedras real-mente duras & a minha picareta é sempre tão frágil tão frágeis estas mãos sementes de asas, mas às vezes por acaso 😊

surgem horizontes desamparados, e dou por mim noutra linha de tempo, isto é, re/paro que o desamparo é apenas meu e digamos assim, para finalizar por repentina preguiça este laço, há koisinhas inverbais. Como se a língua de repente, se enrolasse para dentro em onda armada em rebelde e ficasse ofuscada perante  um inesperado diamante em visita, vindo sabe-se lá de onde? Cada vez que o vislumbro fico tão deslumbrado que,,,,,isto é, apago-me  e demoro acender-me. Mal dou conta, escuto um outro eu de mim: " o gajo caiu em si ". Aqui temos se temos admitamos que temos um  1 exemplo pragmático e até ouso por ora dizer positivista (Um) apenas momentâneo de que há que aceitar o que a vida nos oferece ou nos empresta seja lá o que isso for i Haja deus !, cada um que se procure se para tal lhe acontece tal necessidade & quiçá se aperceba de tal com uma dose ou pelo menos meia-dose de pachorra e uns grãos de flor de sal q.b. iluminados pela novidade de uma estranha  lucidez:

respirar fora da caixa, alguém sopra soprou       

                                                                                                      (enquanto as nuvens de um céu diferente se abrem aos meus olhos cativados e cada nuvem tem uma cor ousada que logo se dilui numa outra e todas vão são ligadas sem darem por isso parece-me, mas o que sei eu? )



(Um) baseado sobretudo no  calendário  lunar composto por 13 meses de 28 dias.


( raskunho Nº ? . 31 Jan. - L.C. )

j. a. m. 


(continuará quiçá)

25.1.18

ao artista Vadú



ainda recordo algumas imagens como pétalas caídas no meu regaço estava no restaurante “Quintal da Música” com o meu amigo acontecido há pouco por ali, entre strelas (1) douradas pela luz oblíqua da porta semiaberta da entrada e saída e os dengosos funanás no palco onde a Mayra (2) se espraiava deleitosamente.

e ele entrou, fino, esbelto como um lírio estremecido pela sua íntima alegria de estar naturalmente vivo no seu gingar dançante e o meu amigo inesperadamente levantou-se assaltou-o na dança e apresentou-me: este é o não-sei-quê.
Levantei-me a pesar a repentina gravidade do momento & a que existe em todo este mundo de deus, mas a leveza que me acompanhou logo me surpreendeu e quando olhos nos olhos enlaçámos as mãos eu vi ali um ser raro mesmo à minha frente daqueles que já ganhei o dia embora neste agora quase já fosse noite.

“Lá Fora” (3) no surpreendente mundo das pessoas tudo parecia continuar a ser igual.
Quando a altas horas consegui descer de tudo aquilo, pois nestas farras a fraternidade por estas bandas é imensa e onda a onda neste mar tudo se demora já os meus amigos no veículo estavam  à espera numa achada (4) próxima.
Levantei as asas possíveis com tais companhias é sempre fácil e logo estávamos a viajar entre tantas estrelas à mão de semear que nem vos conto.



Nota: texto alusivo ao cantor Vadú. (1977-2010)



1. cerveja caboverdiana.
2. Mayra Andrade. Cantora.
3. título de canção de Vadú.
(       4. planalto de origem vulcânica.


 j. a. m.     raskunho. ( ? - 2017 )

foto:  j. a. m. 

have a Good Day!

24.1.18

dos sonos -.- à propos de dormir

imagem trabalhada
~
https://youtu.be/zMvXnz8ThnA

Mestres do Nada




Há rostos que tornam as coisas mais simples.
São como pedras vivas
mergulhadas a prumo
no sábio esquecimento
das suas formas
onde a sós
os olhos dizem
o ouro breve das imagens.


in, A Primeira Imagem, Ed. Sol XXI, 1998 )

Catálogo/Exposição : " o ouro breve das imagens "



os Poderes do Coração ~ the Powers of the Heart
   

                    Mundos  (im)possíveis?

                                                                                                                           
               De poeta para poeta: " Quem é que canta sem condição? É José o homem dos sonhos” [1]. Mas também de poeta para artista visual, numa dupla afirmação de liberdade em relação às fronteiras da linguagem, ou sequer do mundo, via a novos mundos em que do comum se faz Outro e Outrem.
            Assim, se na obra plástica de José Alberto Mar nos reconhecemos perante signos ligados à natureza (sóis, luas, flores, borboletas) e ao humano (corações, olhos, labaredas de fogo interiores, cabeças, cruzes), nos harmonizamos perante arquétipos universais de raiz formal geométrica, espantamo-nos, porém, perante a metamorfose dos signos num processo de morfogénese que progressivamente se tem vindo a acentuar no percurso ontológico da obra do artista, onde busca e revelação surgem indissociáveis. De tal modo que nesses universos (im)possíveis que nos é dado entrever pelo “ouro breve das imagens”, o olhar surpreende-se, mas não emigra, pois o outrem que se afirma enraíza-se profundamente no humano e na natureza como assunção do transcendente.
            De outro ângulo, nesta mostra reencontramos o jogo entre a cor e a sua ausência, a linha intensa, em formas bidimensionais, tridimensionais - e sugestões de outros planos - e os signos inefáveis das nossas e de novas linguagens, ou seja, tudo aquilo que decorre de uma caligrafia do simbólico. Mas, mais uma vez, também se nos afigura que o cunho inconfundível da arte de José Alberto Mar flui naturalmente da matriz existencial do poeta, pintor – e visionário -  e de uma radical liberdade do ser e do estar como assumida celebração da vida.
Enfim, “Quem é que canta sem condição? É José o homem dos sonhos”.


Sofia Moraes
                                             
(07- 01-2018)




[1] (Ruy Belo, Homem de Palavras)

19.1.18

18.1.18

O ESPANTO ACORDADO


 

primeiro  foi uma sensação a veludo nas mãos, a carne à flor da pele era macia de um modo tão suave a pedir só mansidão e elas, as mãos transcorriam como caravelas loucas com todas as suas 10 velas nas polpas sensíveis cada vez mais e eu lá ao fundo, no final da sensação, deixava-me navegar com toda a preguiça esboçada do mundo por este mar de novidades que aquele corpo me emprestava no silêncio ofegante da noite.

E ela estava deitada, absorta no seu sonho inteiro de ser escultura para as minhas mãos, e eu sentia-a a crescer nos ritmos da respiração e de um lado e do outro ambos éramos mais próximos, como se houvesse uma indeterminada luz pelo meio que ambos tínhamos de possuir, precisamente ao mesmo tempo.

Tudo ilusão. E, no entanto, não era. Eu estava ali, ela também, éramos 2 corpos com todas as portas abertas à vida. A aragem das mãos esvoaçando sobre a pele de veludo era o que sobrava do silêncio de chumbo, onde os nossos corpos jaziam. Havia entre nós um nó inteiramente aceso por dentro, onde as línguas mais apuradas já não dizem palavras.
E os gestos criavam outros mundos onde só nós cabíamos, onde só nós éramos quase perfeitos, à espera de o sermos.


j. a. m.
(São Luís do Maranhão -  Br. -  Rascunho Nº 146. 2000-2018)  
série: pequenas sabedorias (Nº78)

Obra integrada na Exposição, a decorrer :
 " o ouro breve das imagens "


(13 jan. - 1 fev.)

- body Dance by kremushka -

15.1.18

por uma unha negra

foto trabalhada. j. a. m. 


















Foi um tempo obscuro, escuro, mesmo negro. Atravessei-o com a juventude espalhada pelo corpo e todos os mundos que podia a encherem-me a alma até às marcas tatuadas à flor da pele.  Por vezes, pensava que enlouquecia e então abrigava-me nas casas do silêncio à espera de segurar o fio tremeluzente da minha voz mais íntima. Outras vezes, saía pelo mundo fora à procura de mais dias & mais noites umas a seguir às outras como primaveras que se devoram com muitas flores vivas a saltarem pela boca, pelos olhos, pelo corpo inteiro esburacado. Conheci gente, pessoas, corpos habitados por alguém, outros nem por isso, cheguei a conhecer os mortos que continuam por aí de um lado para o outro como imagens atrapalhadas adiarem ou a esperarem sei lá o quê. Também, confesso, cheguei a ser tocado por alguns seres raros, que me deram minúsculas estrelas duradoiras, muitas vezes sem eu dar por isso. Ainda hoje as guardo, como símbolos preciosos soltos entre os seixos das minhas margens.
Foi um tempo de procuras, em que passei por pontes & pontes e nem sequer as via, nem o rio que lá ia para o seu mar, nem os lugares de um lado e do outro por onde queimava o meu destino possuído pelas douradas cegueiras das vertigens e por todos os copos dos venenos que tragava. Vi alguns amigos caírem para o interior de uma luz alquímica que nunca mais os largou, foram assim sozinhos para tão longe e nuncanunca mais.

Após muitas paisagens comecei a ver que tudo à minha volta eram imagens que se soltavam de dentro de mim, onde eu não era chamado para o caso, nem propriamente ninguém, mas no fim de contas todos estávamos lá: pessoas, mundo, vida, animais, plantas, pedras e todos os milhares de universos que na verdade existem para quem os vê.
Comecei a olhar mais a luz, a luz claramente acesa, a primeira que vem de dentro das pessoas e de todas as coisas vivas, que afinal é Tudo.
Descobri um centro que não é centro nenhum, apenas me desloco por dentro, despido e nu, de centro em centro, nos mapas circulares da minha idade, amparado pelo tempo que não existe.

Sempre, com o deus presente em mim e à minha volta e o amor íntimo e distante por tudo o que me vai acontecendo




(série: confluências, confidências, algo assim.Rascunho ~ 1988?)



10.1.18

a arte de uma papoila

foto trabalhada. j. a. m. 

nÃo peço brasas emprestadas



 Hoje, deu-me para ir jantar fora para espraiar ver gente à minha volta talvez fazer amigos algo assim diferente. Encaminhei-me para o  restaurante mais próximo dado que estava a chover e os guarda-chuvas não se dão bem comigo & vice-versa e já agora  confesso com o  tempo acabei por aceitar tal facto. c,est la vie. Lá fui entretido com  a noite bem escura e as gotas de água fria que me perseguiram até à meta pretendida na aLtura e quando desemboquei na coisa é que me apercebi que amanhã será feriado e por conseguinte todo o pessoal da zona lhe deu pra ir prá-li coincidências.

Lá me alinhei aprumadamente na fila de espera depois de emprestar o nome ao men de serviço nos apontamentos e pus-me a pasmar com o vái-vém corredio dos empregados por  entre N curvas do pouco espaço e os rostos foragidos de si próprios,  mais um ou outro personagem que sobressaia por 1 ocaso qualquer  e me levava o olhar para aqui e acolá onde acabava por se esfumar (as mesas fartas, as bocas a mastigarem abertamente nos vários planos arranhados das algazarras, os omnipresentes telemóveis pelo meio das batatas fritas & das carnes a fumegarem químicos, o ruido abrupto das 4 pernas das cadeiras juntas quando deslizavam, um prato que foi desta pra melhor forçando à despedida a presença obrigatória de muitos olhares, por aí…..)

e sem dar por isso já estava a ser encaminhado por um empregado conhecido que me levava pela mão imaginei isto assim pois quando fui palhaço num circo ambulante pela província descobri que somos todos seres humanos ou para lá caminhamos nunca será tarde e então aconteci numa mesa com duas cadeiras, onde obviamente só ocupei uma. Aparentemente. Dado que a outra, por debaixo da toalha de plástico com quadrados ainda vermelhos servia-me para apoiar confortavelmente as sapatilhas encharcadas de todo. É Inverno por estas bandas e dei as botas a um pobre diabo que estava a tentar dormir à soleira da minha & também  dele porta da cabana, quem leva o quê quando vamos desta pra melhor?

Por cima da minha cabeça havia uma T.V. e no início estranhei tanta gente a olhar para mim. O meu “eGo” ( o tal meu cão com o seu aspeto cada vez + belo à vista desarmada já vai tendo  1 nomezinho na praça intenacional, após exposição pública desatempada mas oportuna a meu ver qualquer dia chamam-no pra  Hollyood  é o meu último  grande sonho  e eu vou ser o seu curador & ambos vamo-nos safar bem na vidinha e veio-me agora ao de cima isto são tentações ordinárias que acontecem pelos raios dos hábitos mas o Sr. acima referido tinha ficado em casa. Afinidades também sou muito caseiro e até à data lido muito bem comigo próprio tantas vezes sei lá quem  sou.

Dado a algazarra inopinada (em relação ás minhas perspetivas iniciais para quê as perspetivas quando tudo está sempre a mudar como nos anúncios das têVés mas estas nunca chegarão lá?), explico não só pelo feriado já aludido centra-te mas também porque já começou a coisa dos Natais e ele há grupos & mais grupos a juntarem-se para se comemorarem felizmente há males que vêm por bem e quando chegou o empregado com aquele livrinho trés fino que só tem meia-dúzia de folhas habitualmente, mas aqui fica-se pelas duas, eu disparei-lhe logo a solução: ½ dose de açorda de camarão (lá são generosos nisto, já não é a 1ª  vez & até dá pra trazer pra casa)  e o  maduro branco da casa  com o seu conveniente ar de frescura ( é do Douro, bonzinho até à data venham mais turistas), e aguardei pastando o olhar pela multidão de vozes & rostos & gestos & televisões nos 4 cantos do lugar tomara não haver 5  nesta altura do campeonato até ganhavam a animalesca taça da  competição, mas estavam isoladas de todo pareciam as ilhas Berlengas no inverno ou até mais que isso, salvo as devidas distãncias que não são nenhumas.

Felizmente o pedido não demorou a ter resposta, pois já estava a esgotar o cardápio visual & sonoro. Debrucei-me sobre o assunto em questão e isolando-me do mundo à-volta, saboreei o repasto, pois realmente a fome é negra, como dizem os pobres pois os ricos ainda não chegaram lá e com a noite de bréu pelo meio ainda mais, depois havia ali mesmo à minha frente mais 1 camarão rosadinho que nem uma minhota, mais uma concha para desembrulhar mais uma colherada de açorda com orégãos, a faca & o garfo entrecruzando-se num bailado amistoso + uma golada do delicioso néctar  tudo estava a ficar  1 pouco mais claro e comecei a serenar os impetuosos ânimos um tanto ou quanto já exaltados do meu dele estômago que desde manhã cedo não tinha vislumbrado niente.

Fizemos as pazes finalmente nunca é tarde para tal deslumbrante facto, a meu ver.

Mastiguei demoradamente, como é meu hábito não tenho pressas entretido com os minúsculos sabores que advêm de tal esforço pelos vistos compensatório para as papilas gustativas que batiam palmas em uníssono, escortinando agora à-volta aquele mundo parecia-me tudo muito longe. Tinha-me desligado. Aprendi esta pequena arte algures com um mestre budista que me enfiou numa gruta sozinho por um ano e tal. Nem me deu tempo para. Foi numa serra do Tibete (bem perto de um portal ) toda alva de neve e quando saí de lá até voei  ~.~
Bons tempos,,,,, em que entre mim e os anjos apenas havia a diferença no comprimento das asas. Quanto à cor ninguém se sentiu nem mais nem menos assim é que eu gosto & gostos não se discutem.

Depois regressei aos ocidentes made iN  U.E. prá-ki made In U.S.A. prá-li todos  feitos num nó obscuramente  amistoso opiniões pessoais claro e todas as minhas asas foram à vida. 1º fiquei desencantado de todo depois comecei andar macambuzio pelos cantos dos dias depois  surgiu uma depressão horrível e mais depois logo a seguir psiquiatras pírulas um balúrdio de $ nas farmácias [1]. Terra esta de danados, meu irmão. Também de pessoas simples, humildes e humilhadas tantas vezes parece-me só ás vezes sem darem por isso nem me apetece parecer.

Após um delicioso café  (honra lhe seja feita)  e um incendiário bagaço (fabrico caseiro, proibido nas Europas eles lá sabem o que fazem?) lá me dispus a declarar-me à noite sózinho que remédio, regressando a casa entre estrelas muitas e gotas de chuva agora prateadas pela luz descarada que descia da lua belamente cheia.






[1] Onde felizmente me deixam pagar ao fim do mês * quando o patrão me dá (ás vezes sei lá se dá mesmo?) o tal de ordenado mínimo que nem tenho cabeça pra saber a minha Maria é que trata dessas coisas.

*uma das minhas namoradas anda lá metida com a patroa & pronto dá-se com uma mão e recebe-se com a outra.


-.- Rascunho nº 192 . 1757/2018  -.-

26.12.17

~ não sei se volto a voltar ~




Há coisas do diabo. Algures no Brasil cheguei a estar no Paraíso. E regressei.  Agora encontrei outro Paraíso. Não sei se volto a voltar.
Começo por um dos lados: o mar sem fundo, no compasso di roncu di mar [1] a chegar claraMente até mim. Depois há coqueiros esguios, altaneiros nas suas tranquilas danças com a aragem muito ao de leve, afinal quem sopra por lá? E há as tamarineiras com os fortes braços erguidos para os céus & os seus frutos curvados doados à espera de quem lá chegue. Palmeiras com as suas folhas dobradas em devoção às 7 portas que iniciam as noites. Balançam-se também aos sons do mar, da lua que começa a ser maior no céu indefinito do meu olhar.
Estou nu, sentado com as patas apoiadas na varanda azulzíssima e tomara eu estar assim tão nu por dentro. Agora vou colher uma cana de açucar aqui do meu quintal e depois talvez vá soprar uma flauta vazia por aí adiante.
Olhando, escutando, aprendendo a ser mais. 
O pássaro que me visita todos os dias, merece agora toda a minha atenção. E ele já está ali, na sua árvore de eleição, misturado com as flores vivas cor-de-laranjas-acesas, pelo meio da folhagem verde escura porque efetivamente já é noite e tudo está demasiado claro para mim.

de: j. a. M. & Victor M.


(Sidády Vêlha. Ilha de Santiago. Cabo Verde. Rascunho.2008/2017)




[1] “nos sons compassados das ondas do mar”. (crioulo do Sotavento)

15.12.17

cheguei hoje a São Jorge dos Órgãos para ver as árvores


  

Cheguei hoje, atenciosamente recebido pelo chilrear dos pássaros que acordavam o dia, a São Jorge dos Órgãos para ver árvores. Também.
A viagem em “Hiace” demorou e não demorou como é natural por estas bandas, com vizinhos sonolentos como eu e o meu grande malão (é o boby tem 4 rodas, trela & tudo) cheio de pedras preciosas, joias de ouro muitas e de pratas algumas, falo metaforicamente, também seixos plebeus colhidos em costas marítimas pelo mundo a fora a mala pesadíssima lá atrás, encostada a um porku branco que às vezes rosnava para o silêncio dele próprio.
A certa altura, o condutor parou numa povoação cheia de buganvílias, São Domingos, fez um gesto geral com os dez dedos no fim dos braços levantados e cada um foi à sua vida por uns momentos. Numa pequena tenda montada em plena rua por ali à sombra de uma buganvília com flores cores de curcuma, que me seduziram vê-se bem porquê, decidi-me por um pastel de milho ainda morno e um ponche de coco que a patroa garantiu ser safra dela e seu marido lá para,,,,e apontou 1 dedo para um local algures , que logo imaginei ser agradável ir até lá um dia destes. Este encontro realmente caiu-me muito bem, entrelaçado com as várias fragâncias no ar e um grupo de “batukadeiras” ali perto, a explodirem sons a condizer.
Regressados ao veículo, voltámos a amontoar-nos como podíamos todos com a natural morabeza que eu aprendia devagarosamente e ainda estou a ouvir as “tabankas” do  rádio, que parecia já ter uma incerta idade, ou seriam cassetes? acompanhadas pelo leve resvalar do veículo pela estrada acima que nem uma seta q.b. por dentro do nevoeiro que às vezes se esquecia de o ser, e então apareciam montanhas verdes muito altas algumas, quem o haveria de dizer, e casas perdidas sozinhas por lá, onde só as portas e as janelas tinham cores, e que cores! e as paredes levantadas prolongavam os tons da terra.


Nota: O título faz alusão ao único jardim botânico do país, sonho realizado em 1983, pelo franco-português Luís Augusto Grandvaux Barbosa, onde podemos apreciar inúmeras plantas endémicas e árvores, como jacarandás, cabaceiras,dragoeiras, acácias, etecetera.
José Alberto Mar
  ( Cabo Verde. Ilha de Santiago )

11.12.17

Zodiacal Light ~ Luz Zodiacal

J. A. M. (73X88 cm. 2016 )

~ castanhas, amarelas, verdes, vermelhas ~



As folhas despedem-se das suas árvores
castanhas, amarelas, verdes, vermelhas
às vezes
um adeus de sombras a voarem.
(vadias pela aragem enquanto a terra não lhes dá colo)


Naturalmene despidas, as árvores abraçam o frio.

(?-J. A. M.)