|
Obra de J. A. M. . Acrílico s/ tela, 100X100 cm, 2018. |
Trecho das Metamorfoses de Ovídio:
Agora, o opróbrio da família crescera: estava à vista de todos,
pela estranheza do monstro biforme, o imundo adultério da mãe.
Minos decide expulsar esta vergonha para o seu matrimônio
e fechá-la numa casa complexíssima, de aposentos nas trevas.
Celebérrimo pelo seu talento na arte da arquitetura, Dédalo
encarrega-se da obra, baralha os sinais e faz o olhar enganar-se
em retorcidas curvas e contracurvas de corredores sem conta.
Tal como na Frígia o Meandro nas límpias águas se diverte
fluindo e refluindo num deslizar que confunde, e, correndo
ao encontro de si próprio, contempla a água que há de vir,
e, voltando-se ora para a nascente, ora para o mar aberto,
empurra a sua corrente sem rumo certo, assim enche Dédalo
os inumeráveis corredores equívocos. A custo ele próprio
logrou voltar à entrada: de tal forma enganador era o edifício.
Met. 8, 155-168
in, " MITOLOGIA HELÉNICA":