José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

6.7.10

Homenagem Pessoal


"Matilde Rosa Araújo, que hoje morreu em Lisboa, aos 89 anos, será lembrada como um nome decisivo da literatura infanto-juvenil portuguesa da segunda metade do século XX. Mas essa foi apenas uma das dimensões de uma vida da qual se pode dizer, que foi inteiramente dedicada às crianças. Enquanto escritora, mas também como professora, pedagoga e activista militante de instituições como a Unicef ou Instituto de Apoio à Criança."


Era Verão.Estávamos no mês não-sei-quê do ano de 1988, salvo erro.Desci a Lisboa ( com um bom grupo de amigos)para receber da Associação Portuguesa de Escritores o Prémio Revelação de Poesia,-1987, pelo conjunto de poemas intitulados" O Triângulo de Ouro".

Dos elementos do júri, salientaram o Poeta/Escritor António Ramos Rosa. O J.O. Travanca-Rego fez o discurso que caiu bem naquelas circunstâncias. Eu estava ali, entalado entre o orgulho ( simulado) de ter sido o "eleito" e a premente necessidade de ter 1 cheque nas mãos para pagar as despesas à cambada que tinha trazido comigo.

No fim daquilo, houve uma Sr.a, bem sénior, que se dirigiu a mim, em passos lentos medidos pela idade e me estendeu a mão direita dizendo apenas: "parabéns!"

Eu agradeci, claro, e lembro-me de ver nos olhos daquele ser humano, uma sinceridade e uma generosidade, muito muito raras.


Só muito mais tarde soube que se tratava da Escritora Matilde Rosa Araújo.


Que as rosas sejam brancas e leves no seu novo mundo!




P.S.(Outros vieram falar-me de editoras, negócios & outras trapalhadas, mas eu não estava preparado para aquilo).




(Gaia.06-07-2010)


Sem comentários:

Enviar um comentário