José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

5.7.19

pedaços do texto "Estou de Tanga"


Obra de : J. A. M.

hoje levantei-me bem comigo e a vida, comi manga, papaia e cana de açúcar que o meu quintal me ofereceu com uma claridade de sol já esclarecido nas coisas do mundo. Também bebi água logo nas aberturas do dia e é água fresca e leve que vem dos lados do convento de São Francisco, do séc. 17, eles lá sabiam as melhores fontes das coisas essenciais na vida. 
Nesta varanda virada para a Sidády Vêlha, com o mar ao fundo de onde me acolhem imagens & imagens sem fim e um barulho de ondas fortemente contra as pedras negras da praia, onde todos os dias me banho ao fim da tarde até ver o círculo solar cheio de luz e cores e vice-versos (...)

(...) A minha amiga borboleta, que me visitou logo no 1º dia, volta todos os santos dias, enquanto estou a acordar-me nestas pequenas tarefas prazenteiras. Ontem um dia destes veio poisar na minha mão, mas só no fim do coração da manga bem chupada [1] é que sorveu com tal suavidade a última gota que me deixou derrotado por longos instantes.

Ah! eu e a minha balurca[2] batizada ao 3º dia com o nome Unine [3], duas pétalas brancas uma de cada lado onde pontuam vários círculos negros salpicados à toa, falámos abertamente dentro dos nossos silêncios unidos, depois foi vadiar desclaradamente pela mata fora partilhar alegria e liberdade com outros seres vivos na viagem, remando agora as suas muitas asas frágeis ao sabor das curvas zoadas da aragem e, pronto  (...)



 (Sidády Vêlha. Ilha de Santiago. Cabo Verde.)




[1] Para quem ainda não viveu estas circunstâncias, creio achar por bem informá-los que as mangas por aqui cabem inteiras numa mão e então não se comem propriamente dito, após as primeiras dentadas na casca amarelaesverdeada chupam-se longamente até o caroço, qual osso, reluzir à luz que há.

[2] Só gosta de vadiar, sem trabalhar (crioulo do Sotavento).

[3] Referência a personagem mítico da cultura popular cabo-verdiana, transcrito por Leão Lopes, em “UNINE” (Edição: Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Instituto Camões e Centro Cultural Português Praia-Mindelo, Coleção Livros Infanto-Juvenis, 1998).




NOTA: uma das várias versões do texto completo, encontra-se publicado a 24.9.08, neste blogue.





Sem comentários:

Enviar um comentário