José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

19.10.11

ALGURES

estou na  ponta d, areia . Sentado,  nas sombras
o guarda-sol é cor-de-laranjas maduras e à minha frente há o mar vivo e aceso.

No céu vários tons azuis luminosos descem naturalmente sobre tudo o que é a vida.

À minha volta, o povo espraia-se finalmente no seu sábado.
há gazelas morenas, umas a seguir às outras, é difícil acompanhar com a devida atenção tantos ritmos ondulantes e belos, sob este sol de deus.
também as crianças vivem à-solta por aqui, onde o mar deslaça  dia-e-noite  as suas ondas  e, elas as crianças,  dão cambalhotas e correm chapinhando a água dócil, entre pikenos sal/tos, de quem está mesmo felizmente feliz e quer continuar assim.

Passa alguém com uma caixa transparente pelo braço e leva ovos de codorniz, camarão cozido, umas comidas  que outros irão comer:  concerteza.

Olhando para trás, vejo 2 candeeiros públicos ainda acesos a despontarem por entre os Altos verdes das árvores sossegadas e claramente alheadas do assunto.
é de lá -  dessas bandas   que chega
até aqui aquela música popular, sempre a tocar as esferas do coração. Tem jeitos de frases muito simples e até bem fundas se as deixarmos espalharem-se pelo nosso próprio corpo inteiro. Muitas pessoas, cantam-nas em grupos e alegram-se simplesmente assim.

1 papagaio caiu tombou mesmo agora a meus pés e só agora enxergo que é feito de plástico que já foi saco de super-mercado, mais uns pauzinhos de coqueiro aliados  e ainda mais agora, o menino já o ergueu no ar e aquela coizinha frágil, como Tudo, dá curvaS sozinho com a sua cauda louca sem tino esburacando o espaço, rodopia veloz e depois..,
já nem tanto..
kai
no chão sólido do mundo e a criança continua a ser uma criança a brincar e já é muito, tomara eu.

A menina do bar + crescida, mini-saia de ganga boa perna, camiseta vermelha viva desabotoada até incerto ponto, de bandeja prateada pelo sol + incandescente  na mão esquerda,  já aviou mais umas cervejas "Sol", a uns jovens que estão prá+lí+num+forrobodó, evidente.

Um bandozito de pardais passa à frente do meu olhar a rasarem o grande areal, com cadeiras & mesas, azuis, vermelhas, brancas e cinzentas.
E,
desaparecem numa curva uníssona do tempo," o que é feito deles?",  pensei,  enquanto uma outra  parte de mim ainda se regala a fazer jogos infindáveis com as cores do cenário.


Lá adiante, lá memo ao fundo, uma tira horizontal de água evidentemente salgada mais cintilante ao brilho, parece fazer-me um apelo secreto e  bem pessoal, mas agora não me apetece falar disso


- Brasil -

Hipérião (Που υψώνεται πάνω από τον ουρανό) made in Greece











 j. a. m.

Gaea ~ ξεκίνημα στην Ελλάδα




















( Géia - made in Greece )

imagem : j.a.m.

18.10.11

teoria da simplicidade ( série )






















j.a.m.


lá por existirem cegos, não quer dizer que a luz não exista

msgs a Garcia





"  growth has become a pressing issue TOday. these are the days of big changes

change is a Constant increase in the awareness that affects the entire planet.

it iS similar to the Renaissance (Italy , sec. XXV ) cultural change
                                                                only amplified
                                                                   several times  "
-.-
el Crecimiento se ha convertido en problema ( ? )  en la actualidad
estos son los días de grandes Mudanças grandeS

el cambio es un Aumento constantE de la conciencia :
                                                                                      que afecta a tOdO  el  planeta


es similar al cambio del Renacimiento ( made in italy, sec.15)

 sólo :
 se amplifica
varias veces
-.-

"tillväxten har blivit en angelägen fråga i dag.
Dessa är de dagar av stora förändringar

konstant förändring är ökningen av medvetenhet som påverkar hela planeten.

det liknar renässansen ( Italien, sec. XXV ) kulturell förändring
bara förstärks
flera gånger "
"  Kasvu on tullut kiireellinen kestão näinä päivinä

Nämä ovat aikoja:
suuria muutoks
-.-

(...) on jatkuvaa lisätä tietoisuutta & NE, joka vaikuttaa koko planeetan
kulttuurinen muutos on samanlainen Renaissance ( italy, src. XXV)

vain vahvistimet useita kertoja  "
-  !  -

"  1 (in)certo Crescimento  tem-se tornado uma kestão  urgente ( ?)  nos dias que correm
                                                                                                 &    estes são os dias :
                                                    das grandes mudanças grandeS

 a mudança é um AUmento constantE ne & da consciência que afeta
 todo o azul planeta azul

é similar
à mudança cultural da Renascimento
aPenas ampliiificada várias vezes   "


p.s. / p.s.d. :  u     Renascimento  ( Itália -  séc.15)   foi apenas um treino para Estas  transformações  "
-.-

  -لقد أصبح النمو هذا (...) الملحة في هذه الأيام

هذه هي أيام : تغييرات كبيرة

التغيير هو زيادة الوعي المستمر والذي يؤثر على شمال شرق الكوكب بأسره


تغيير ثقافي مشابه لعصر النهضة

فقط مكبرات الصوت عدة مرات "

-.-

(...)
هذه هي أيام
تغييرات كبيرة
التغيير هو زيادة الوعي المستمر والذي يؤثر على شمال شرق الكوكب بأسره

تغيير ثقافي مشابه لعصر النهضة

(...) "









;  ~  )






























14.10.11

" La luz , es la sombra de Dios "


















~ j. a. m.  ~

" The light ... is the shadow of God ... "
   ( Albert Einstein  )

" A Luz, é a sombra de Deus "
( Albert Einstein )

kalungando


tava na horta i nao vi as couves

p.s. psd  =

nim parece dus meus 2 olhos nu minha kabeça ,  frankaminto. Ki foi ki mi azumrumbou  ?




.   josé alberto kalunga   .

the "Daimon" of Socrates, while she seeking rises on it.
















-  j.a.m. -

the "Daimon" of Socrates, while she seeking rises on it.

After sleeping in many "houses", woke up one day to know that there were other lights in the Life.
Now growing up its mountains,

because time is always time to you

O Prólogo do " Cântico dos Cânticos " (1:2.4) diz :

" A Noiva *

Deixe-o beijar-me com os beijos de sua boca.
O seu amor é mais agradável que o vinho;
delicada é a fragrância de seu perfume,
o seu nome é um óleo derramado, e é por isso que as virgens o amam.
Arraste-me em suas pegadas, vamos correr.
O Rei trouxe-me aos seus aposentos;
Você será nossa alegria e nossa satisfação.
Deveremos exaltar o seu amor acima do vinho;
como é justo
amá-lo.*


( O perfume :


“Perfume é algo que sempre fascinou o ser humano. Uma das razões desse fascínio é que, por ser aspirado pelas narinas, vai directo aos pulmões que, por sua vez, envolvem o coração. De uma maneira misteriosa, o perfume leva uma vibração etérea ao nosso peito, que abriga o sentimento. Por isso, o perfume está directamente ligado à nossa alma.*
A alma pode exalar o perfume da alegria, da leveza, da compaixão, da força serena de quem recebe os golpes da vida com um sorriso. Pode exalar o perfume do Amor que tudo abraça ou pode emitir o odor desagradável do egoismo, da inveja, do egocentrismo,  do ciúme, do narcisismo e da Kompetitividade, implantada, principalmente nos Impérios Ocidentais, que já começaram a não ser.*
( O Cântico dos Cânticos celebra o mais fino dos perfumes que é o perfume do Amor ) 
Celebra ~  antes de tudo ~  o Amor pelo Ser Vivo, pelo privilégio de existirmos, aqui & agora, neste Planeta Terra ) "


 G.S.P.G.

13.10.11

africa (S) : the future






















j.  a.  k.  ~

" Quem acende uma luz, é o primeiro a beneficiar da claridade "

Gilbert Keith Chesterton  -

12.10.11

msgs a Garcia


“Ainda que eu acendesse os meus cinco dedos como velas,
 não te contentaria”.


                                                 
                                                          (  provérbio Libanês  )

no comments















~    j.  a.  m.    ~

11.10.11

we are All connected








~   j. a. m.   ~

made in Brasil















Brasil . Set-2011
imagem re+criada. j.a.m.

kalungando

... eles, os makakóides, a cada dia que passa, os vejo a correrem mais & mais a correrem de uns lados para outros lados, a correrem+a+correrem  sempre atarefandos, gibosos,  azougados, azurumbáticamente  enluarados, até desalmados, porque será ?

ainda não enxergaram que à frente deles só existe a eternidade ?


- josé alberto kalunga -

waiting for the








                        foto. j.a.m.

" do not wait; precious moments escape "
( anonymous )

~
" não espere; os momentos preciosos fogem "

(anónimo)

kalungando

poema Bonsai







j. a. m .

10.10.11

http://youtu.be/CWUtywfwsMw

msgs a Garcia












 trabalho de : j.a.m. ; segundo circunstâncias próprias )

kalungando

- intão, manu, continuas a escavar tua obra ?

~ ~   ~    ~

- 2 olhos e 2 ouvidu

~   ~

- hUm  ~ . ~  sAbes, o Zagaia  -  ki tem + genti lá no palhota dele mesmo  ki nós todo ká no kimbo -  mi disse, ki lá nas amérikas a koisa tá preta  ~
só ki desta vez é dos lados dos branco   ...

- hUm ~ ~   ~

 (sirá pelu sinhor prisidente ter pele igual á nossa,  já pinsei )

... .... ..... ...... ......


- 2 ouvidos i uma boka, mano .

- huM m m   n



- to be continued -

8.10.11

if i see, you see



















j.  a.  m

my girlfriend has a clean heart












j.a.m.  -

f.q.










-   J. A. M.   -

kalungando



 agora estou  VIVO.

depois:


não sei .



-   josé alberto kalunga   -











. foto. j.a.m.   -


only,



only,


alone in this world.


~. ~. ~. ~


but






so accompanied by my friends in the Universe:


I am a Human Being






very






happy

kalungando

- êH, mano, lembraste dakela, ke fômos ao Egito ?
- intão nu lem...bro..... (? ......                      !!!)

- Pois, intão , lá akilo nas Iropas é assim, tás as ver os triângulos de calhaus praCima?
- tou a ver... Mano. Tava  in cima dum camelo meio morto, ma tava a ver mêmo  akilo !! .. puXa !
- Pronto .
-                  .....
- Intão, mano:  aquilo nas Iropas é : Igual ...
- aiÉ..... ( Tã longe.. i -.-   É, mêmo .... ? ) 
- é, Mano,,,,,, vou-te isplicar...........

- aKilo é : há uns : MAKKÓIDEA-GRAÚDOS (Lá, emcima do BiKo ! Tás a ver ? )



Dps, há uns: MAKakóides-MÉDIos ;

Dps, há uns : Makakóides - Miúdos ;

 &

no fim do kimbo, lá mesmo ao fundo
( mas, mano: eles tão lá ! )

há uns makakóides-miudinhos.

~   ~   ~    ~   ~  
~.~.~.~.~
................................
- i ,,,, !,,,, dipões, mano ?
( pensou ele: inda tou a ver-me nu +kamelo+ kuase+morto+por+aturar+ tantusss +turista )
~ ~ ~ ~ ~ ~ ~  ~ ~ ~ ~ ~
- olhÊ , mano, agora já tou cansssssadu
ali... akela bananeira a kativarme,  i  vou prajá  dar dirieitos às minhas preguiça    ~  ~ ~ ~ 

-  ........  tá....mano    ,,,,,    ^^^   -.-.-.    .....   também me vou encustá  ...

pricizo de trabalhá nakela eskultura ke Mano disse nu ôtros ano, ki  tava bué, Bué kalker coza & a farranpa dele tava  mêmo aberta ) ...


-  to be continued  -

6.10.11

kalungando



one  day  YOU  too  will  die   !



-   josé alberto kalunga   -
















. poster. j.a.m.

- " Green+You: Perfect in Imperfect " ~ project World  -


.

msgs a Garcia



things have the importance that we give them

las cosas tienen la importancia que les damos

as coisas têm a importância que a gente lhes dá

les choses ont l'importance que nous leur donnons


(  j. a. m.  )

4.10.11

kalungando






















josé alberto kalunga
     ( G.G.S.P.)

Everything is Symbol ~ Tudo é Símbolo












j.a.m.

( Meiri )



Os lençóis negros da noite desciam  tombavam  adormeciam colados uns aos outros,  como folhas outonais que se voltam a juntar.

Depois de várias voltas por N ruas obscuras da cidade pareceu-me que era por ali que a festa começava a fervilhar. No passeio de uma rua desamparada, encontrei um banco á minha espera e pedi  ali á Sr.ª da rolote uma cerveja bem gelada. Recostei-me, costas com parede e vice-versa, e pus-me a pastar vacarosamente o olhar à volta.

Havia de tudo o que era gente, jovens em grupos soltos e felizmente assim, pessoas solitárias, alguns com ar de quem procura desespiradamente libertarem-se dakilo, outros já mais ancorados nas suas derradeiras sortes, havia casais apaixonados que nem pássaros azurumbados, havia também mulheres de todas as cores e as mais belas prendiam-me o olhar por mais tempo e depois,
desapareciam pelas demasiadas portas dos vários bares de onde se soltavam canções às molhadas e, de quando em vez, tudo aquilo fundia-se no fundo mais fundo de mim próprio e dava-me sede para mais uma cerveja.

Por cima : a Grandiosa escuridão universal, salpicada de estrelas e uma clara sensação de vastidão completamente alheada  de tudo.

A incerta altura, uma menina sozinha, por dentro e por fora, aproximou-se de mim, de cerveja na mão e sentou-se a meu lado. Depois continuou calada, ancorada e eu também não de cerveja na mão. Encostou a sua tristeza desarmada ao meu ombro abrigada e eu comecei a cantar. As minhas canções eram peixes criados ali, para o seu mar. Sem darmos por isso, pusemos os olhos nos olhos e começámo-nos a amar. O seu fundo sereno já  tinha outro olhar. E uma paixão qualquer desceu  naquele lugar.
Claro que o dia nasceu
sem nos avisar.


( Brasil. Fortaleza. 2003 ? )

encontro






















" Eu não procuro, Encontro " - Pablo Picasso. Foto :  j.a.m. -

Arqueologias poéticas



TRÍPTICO   ÀS   IMAGENS   NUAS


1 - Por vezes, alguém põe um dedo na ferida. Quero dizer: alguém acorda a sombra geral dos seus nomes e os nomes mergulham nos ritmos do sangue e logo as mãos crescem para os lugares e os lugares crescem com elas e tudo fica mais Alto.
 Há quem passe, olhe de lado e continue a sua vida. Outros há, que passam,  e se detêm por um pormenor mais chamativo.


2 - Claro que todos os lados, todos os nomes são pretextos e os lugares também. Nascemos e morremos por uma graça indomável perdida no tempo. Andamos às voltas disto tudo enquanto por dentro acordam & adormecem as sementes povoadas pelos estranhos frutos de uma sede sem fim.


3 - Vozes e imagens que cantam a Vida e o exemplo dos milhares de sóis,  mesmo sabendo -se que para outros olhares, há um abismo memorial nas cabeças uma outra idade outra boca menos cercada pelos dons dos dias  na transformação dos corpos.



(in, " A Primeira Imagem ". Ed. Limiar - 1998)

kalungando




Para aqueles que o seu  DEUS é o DINHEIRO

( kuase todos, mesmo sem darem por tal )



Observação:

JÁ  RE+PAROU  QUE  NÃO  COME  DINHEIRO ?



- josé alberto kalunga -



3.10.11

Visual - Art : ( Series: Cross . Nº 26 )





















 
 Artes-Visuais ( Série: Cruz. Nº26 ) mixed media - j.a.m.

kalungando



" Correr não adianta. É preciso partir a tempo "

. La Fontaine .

kalungando






















(de: josé alberto kalunga )

" Two things are infinite: the universe and human stupidity. But as the universe, I still had not acquired absolute certainty. "

Albert Einstein
-.-
" Dos cosas son infinitas: el universo y la estupidez humana. Pero en cuanto al universo, yo todavía no había adquirido la certeza absoluta. "

~  Albert Einstein  ~

-.-
" Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. "

- Albert Einstein -

2.10.11

Luau























                                                 j.a.m.

não sei na realidade o que pensar





















~ j. a . m. ~

"I do not know really what to think about it, but in my opinion is humble and modest harbinger of some strange convulsion in our kingdom."

in, Hamlet, Horatio: Shakespeare.

                                       -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

" Não sei na realidade o que pensar acerca disto; mas no meu humilde e modesto entender é presságio de qualquer estranha convulsão no nosso reino ."

- in, Hamlet , Horácio : Shakespeare.










Um Pintor Esquisito.


O homem havia pintado + um quadro.

No dia da apresentão ao público acudiram N pessoas para o ver compareceram aos sr.s das autoridades locais, parentes, amigos, colecionadores de artes,  jornalistas, fotógrafos e akele pessoal que está sempre por lá nestas koisas, pois o pintor era já q.b. famoso & considerado e em certa medida, um artista a ter em contação.
Chegado o momento, o pano que cobria o quadro  caíu. No ar solene do local  explodiram calorosos aplausos tão calorosos que a Obra quase se derretia. Tratava-se de uma impressionantista figura de Jesus batendo suavemente à porta de uma casa qualquer. Era um  Cristo que  estava ali vivo outra vez com o ouvido junto à porta, ele parecia querer saber se lá dentro alguém havia, alguém aparecia, alguém respirava, alguém estaria vivo.
Depois sucederam-se os discursos pomposos de apraxe & os elogios patéticos comuns. Sempre looongos, fastidiosos e  nos finais, todos batiam, a seu modo,  as suas próprias mãos, uma contra a outra.

e, todos olhavam para aquela obra : de arte.

Porém, 1 observador curioso quiçá + atrevido, em função das circunstãncias vigentes, descobriu - por si próprio -  uma falha no quadro: a porta não tinha fechadura ?
E foi perguntar ao sr. artista :  a porta não tem fechadura ! Como se fará para abri-la ?

- é assim mesmo - respondeu o  pintor - esta é a porta do coração humano, que só se abre do lado de dentro.


 - de autor desconhecido - 



( Publicada : EU.CÁ.VOO.CAMINHANDO ,  17 - Set - 2007 )

( The Political and Social Art )

a Natureza = O Maior Livro




















imagem construída.  j.a.m.


e os pássaros poisam mesmo junto a meus pés, as árvores permanecem ali com a suas folhas, muitos verdes
as montanhas     a lém   
ao longenlaçadas com as azulantes nuvens dos céus
sem fim  ............................................................)

onde é que eu ia ?

t i m e

1.10.11















Imagem trabalhada. j.a.m.


d+eus a acompanhe & ke tudo lhe corra ( embora de joelhos)    bem .

Kalungando



" A violência é fruto de um estado interior de infelicidade "

Assim, é importante buscarmos pequenos gestos de simpatia,

 empatia, calor humano  & amor

que atuam como antídoto contra o veneno do rancor que circula

entre nós Seres Humanos. "




(extraído do Lições de Amor)


José Alberto Kalunga


No one is more than no one












- Imagem Trabalhada. j.a.m. -

30.9.11

Kalungando




O vosso Deus=Dinheiro,  cega-vos em demasia, demasiadas vezes !
O dinheiro é 1 virus,  inofencivo, como muitos outros

 que só Cega as pessoas vulneráveis a ele.



- José Alberto Kalunga  -

tRiP

















 - foto. Rio Preguiças. Maranhão. Br..-j.a.m. -

msgs a Garcia




Quem  faz PAZ

Muito FAZ.
 

23.9.11

andorinhas em Setembro, porque esperais?











foto pintada com cerveja/j..a.m.

XIKOTADA PEDAGÓGICA

- disseram-me para fazer assim !
- o e o sr. não pensa no que está a fazer & porquê?

- mandaram-me para fazer assim !

 ~ ~   ~    ~     ~ ~~~~~~~~~~~~~~

... mas, só às vezes - sem nada fazer por isso - não lhe passa pela cabeça, pensar,  Porque  É que o sr.,  faz isso: assssim?


(Silêncio/ a fila era N longa...Fim/ The End.)



p.s.    =   Depois - ke remédio - deitei-me  nas sombras tresmalhadas & vivas, do carvalho centenário que estava ali, à minha espera, escudado  pelos  pássaros que poisavam ,   quase á-beira dos  meus ouvidos, sem quaisquer medos &  o meu corpo  em uníssono, com   a minha alma: 
 saboreavam  deleitadamente  sombras bem lúcidas, sem eu ter  feito quaiquer pergunta.

graças a deus:  Haja D+Eus !


(Set. 2011)

20.9.11

my baby float * You See, what you sEe *














foto: j.a.m.

msgs a Garcia

The Nature = God gave me two ears and one mouth .
-.-
A Natureza = Deus, deu-me 2 ouvidos e uma boca.
-.-
La Naturaleza = Dios me dio dos oídos y una boca.
-.-
Doğa = Tanrı beni iki kulak ve bir ağız verdi.
-.-
Բնությունը = Աստված ինձ տվեց երկու ականջները եւ մեկ բերանը.

19.9.11

no comments of course






















* imagem acontecida.*




















Série: "de Coração na Cabeça" . Nº 25 - 1980 ( ? ) j .a. m.

O Cântico dos Cânticos


O Prólogo do Cântico dos Cânticos (1:2-4) diz:

                         A Noiva:

" Deixe-o beijar-me com os beijos de sua boca.
O seu amor é mais agradável que o vinho;
delicada é a fragrância de seu perfume,
o seu nome é um óleo derramado,
e é por isso que as virgens o amam.
Arraste-me em suas pegadas, vamos correr.
O Rei trouxe-me aos seus aposentos;
Você será nossa alegria e nossa satisfação.
Deveremos exaltar o seu amor acima do vinho;
como é justo amá-lo. "





18.9.11

One Love ( subtítulos en español )

msgs a Garcia


"When fear is transformed,
 people will not need to have power over others in order
 to feel more secure within themselves."

Poseidon - Turkey














(Poseidon. Turkey. 2002 )



vi o mármore abandonado ao martelo
a  música a cair em si
e depois
as formas dos deuses

- os olhos  lavavam-se numa luz antiga.



( Visões Retrospectivas , Publicada em:  EU.CÁ.VOO.CAMINHANDO, a  19-10-2003 )









- Série: Cruzes. j.a.m. -

koisasimples




















- foto trabalhada. j.a.m. -



P.S. Talvez, preferível, visualizar em écran inteito.