José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

31.8.11

Série: O(s) Grito(s) : Portugal dos Pequeninos




(De Pequenino se torce o Pepino )


 "As salas das creches para as crianças entre os dois e os três anos vão poder ter apenas um metro quadrado por criança, segundo o diploma publicado, esta quarta-feira.

Com o objectivo de disponibilizar 20 mil novas vagas nas creches, o Governo decidiu alterar as regras legais em vigor desde 1989, tendo publicado hoje em Diário da República uma portaria que autoriza mais meninos por sala e prevê uma redução do espaço mínimo definido por criança em algumas salas.

Até agora, as salas tinham que ter no mínimo dois metros quadrados por bebé, sendo que nos casos em que os estabelecimentos não tinham berçário as salas estavam obrigadas a "ter uma área mínima de 2,50 metros quadrados por criança , lia-se no despacho normativo 99/89 agora revogado." (...)

Sobre a situação das crianças com deficiência, o diploma refere apenas que será tido em "consideração o seu grau de funcionalidade e a proporção à tipologia de deficiência, de forma a não hipotecar as possibilidades de apoio a todas as crianças da sala".   
  
P.S.(esta prosa, em itálico, deixou-me  a secção mental derradeiramente estarrecida ..que transbordou para um-não-sei-quê de comoção, que inclusive me toldou o olhar..)

 O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, já tinha anunciado na terça-feira as principais linhas orientadoras das alterações, tendo sublinhado que a qualidade e segurança das creches será sempre assegurada.



P.S.D. ( E, aqui fico definitivamente  tranquilo, com a teoria científico-pedagógica-mais-que-evidente que irá transmutar estes pepinos, em futuros cidadãos & contribuintes bem submissos, cumpridores & ótimos consumidores )



- in, J.N. 31-08-2011 -



notazinha: os sublinhados, os negritos, e os "apartes", são da responsabilidade do autor do blogue.

1 comentário:

  1. Diria somente que fiquei chocada, terrivelmente chocada...

    (Eugénia)

    ResponderEliminar