José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

27.2.18

DIÁSPORAS AO DEUS~DARÁ




Santo Antão, a ilha dos andarilhos



Quando cheguei a Porto Novo, através de um ferryboat que dançou toda a viajem desde São Vicente, dei-me conta que não tinha 1 escudo em nenhum bolso. Máquinas automáticas por ali também não. Mais uns minutos adiante o gerente da única dependência bancária no local, após uma conversa que tentou ser convincente & persuasiva e até o foi ao cofre da dita e depositou-me 10 contos na mão. Depois paga-me. Nada habituado a tais gestos apeteceu-me repentinamente beijar-lhe os pés, mas no lugar dos mesmos havia uns sapatos pretos a reluzirem que me estancaram a intenção e ainda fui a tempo do tal bom senso. Após as mais que necessárias palavras da ocasião, amanhã venho ká pagar-lhe/ não é necessário basta depositar nesta conta lá no Mindelo/ Muitíííssimo obrigado e aqui num gesto realmente espontâneo que me acontece muitas vezes graça a deus, fiz da sua mão dtª uma pérola com as minhas duas mãos em concha, olhei-o nos olhos disse-lhe algo onde as palavras não chegam, mas vi logo que ele tinha chegado. Os cabo-verdianos são pessoas subtilmente sensíveis e suspeito que a morabeza será um dos frutos desse estar. (1)
Ficou um sorriso cúmplice matriculado no ar, algo de belo neste mundo, a que regresso algumas vezes pelos imperiosos acasos da memória ou os outros casos que não sei.


E saí para o sol que logo me abençoou num aconchego entre nós tão íntimo tão normal que me senti humildemente feliz com os meus botões, neste caso de rosas que brotaram de repente à frente dos meus olhos deslumbrados.


E então chamei a namorada que estava visivelmente em baixo devido à situação nesta outra altura já resolvida. Dei-lhe uma explicação por alto acerca do milagre acontecido, metemo-nos num “hyace” que estava por ali à espera de ficar cheio e lá fomos sem precisarmos de saber  qual o destino, mas tão contentes com a vida que até nos apeteceu fod.. mas as circunstâncias eram aquelas e a coisa foi preenchida com beijos & abraços naturalmente consentidos pela agradável vizinhança. Desembocámos em Paúl, depois de uma stopagem mais ou menos breve numa montanha altíssima cujo nome não me ocorre agora, mas ocorre-me muito bem a beleza estonteante das paisagens que se multiplicavam entre si nas incontáveis pontes do olhar. Lá em baixo o desenho de um telhado de milho seco aqui outro ali, mais uma cabra ou outro animal manso ligados ao silêncio de basalto que murmurava algures num ribeiro vivo por aquelas “levadas”.

Um tanto ou quanto azurumbados pelos ziguezagues do percurso começámos por enxergar  algumas casas juntas com as portas e as janelas de cores vivas claramente, o cheiro do marisco a toldar tudo muito parado aparentemente com as raízes afundadas nos desígnios de uma ilha onde jovens dengosas deitadas sobre os muros das suas vidas e amornecidas pelo sol alongavam as belas pernas nuas para o mar que estava bravo & os machos entretiam-se convictamente a jogar o  “úril” (2) entre os meandros das bolinhas verdes escurecidas por muitas gerações e protegidos pelas sombras bafejadas por um marmulano.

Como todos sabemos, quando estamos bem o tempo é outro (3) e, entretanto, chegou a hora já pago o bilhete de retorno
- Lá me arrankei do lugar e só eu e Deus é que sabemos com que esforço transportámos dali os olhos os ouvidos o corpo inteiro a transbordar em ondas. Quando me aproximei de Mindelo num outro ferry ainda mais baloiçado reparei no habitual nevoeiro agora aceso pelo pôr-do-sol que acontecia sobre a cidade. Também re/parei que estava só e quase tinha a certeza de ter ido com a namorada.
                     

Desembarquei com aquele maralhal todos muito coloridos por fora & por dentro à espera havia outros aromas atlânticos que me acompanharam até ao “café Poeta”, troquei algumas frases com uns amigos acerca de algo que talvez fosse relevante na altura e depois de um jantar na esplanada do Grande Hotel, de onde lançava olhares que dançavam com o  bulício redondo da Praça Nova, por fim,  abri-me à noite mindelense e fiquei com a impressão que fui engolido pela mesma francamente já não me lembro de + nada






(1)  " É por isso que te aconselho a tomares lição nessa gente para depois falares, com propriedade, da sua vida e das suas lutas. Se queres falar de dor, sofre primeiro. Sem isso não mereces o mandato”.

(Manuel Lopes, escritor.)


(2) " Pensa-se que o jogo terá sido inventado pelos egípcios que depois o levaram para a Ásia e Filipinas. Mais tarde, chega à África Negra, e região do Sahara. Por volta do século XV ou XVI, os escravos terão levado o úril da África para a América, mas atualmente apenas há registo de que se pratica nas Antilhas”, explica Albertino Graça, praticante de úril e autor do livro “Jogo de Uril: Regras, Estratégia e Teoria” (Edição da ONDS - Organização Nacional da Diáspora Solidária, Mindelo).


(3)    O que prova evidentemente a sua inexistência.







(Cabo Verde. Rascunho Nº  38 )




Srª. de Santo Antão
-
Foto: j. a. m. e   Sr.ª  D.ª  Olívia Santos










2 comentários:

  1. Até a mim me apeteceu beijar esse homem que não é desta civilização.

    Bela história para contar aos netos :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá, "Menina Marota".

    soube-me bem saber de alguém a quem esta estória caiu bem e tb a comentou.
    Tenho visto , de onde em onde, e c/ muito agrado, que o teu "Menina Marota" prossegue de vento em poupa.

    Td de bom fm de semana.

    bjis.

    ResponderEliminar