- êH, mano, lembraste dakela, ke fômos ao Egito ?
- intão nu lem...bro..... (? ...... !!!)
- Pois, intão , lá akilo nas Iropas é assim, tás as ver os triângulos de calhaus praCima?
- tou a ver... Mano. Tava in cima dum camelo meio morto, ma tava a ver mêmo akilo !! .. puXa !
- Pronto .
- .....
- Intão, mano: aquilo nas Iropas é : Igual ...
- aiÉ..... ( Tã longe.. i -.- É, mêmo .... ? )
- é, Mano,,,,,, vou-te isplicar...........
- aKilo é : há uns : MAKKÓIDEA-GRAÚDOS (Lá, emcima do BiKo ! Tás a ver ? )
Dps, há uns: MAKakóides-MÉDIos ;
Dps, há uns : Makakóides - Miúdos ;
&
no fim do kimbo, lá mesmo ao fundo
( mas, mano: eles tão lá ! )
há uns makakóides-miudinhos.
~ ~ ~ ~ ~
~.~.~.~.~
................................
- i ,,,, !,,,, dipões, mano ?
( pensou ele: inda tou a ver-me nu +kamelo+ kuase+morto+por+aturar+ tantusss +turista )
~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~
- olhÊ , mano, agora já tou cansssssadu
tá ali... akela bananeira a kativarme, i vou prajá dar dirieitos às minhas preguiça ~ ~ ~ ~
- ........ tá....mano ,,,,, ^^^ -.-.-. ..... também me vou encustá ...
( pricizo de trabalhá nakela eskultura ke Mano disse nu ôtros ano, ki tava bué, Bué kalker coza & a farranpa dele tava mêmo aberta ) ...
- to be continued -
8.10.11
7.10.11
6.10.11
kalungando
one day YOU too will die !
- josé alberto kalunga -
msgs a Garcia
things have the importance that we give them
las cosas tienen la importancia que les damos
as coisas têm a importância que a gente lhes dá
les choses ont l'importance que nous leur donnons
( j. a. m. )
5.10.11
Série: O(s) Grito(s)
" Não são os Rebeldes que causam problemas ao Mundo;
os problemas é que fazem com que haja rebeldes ".
- Sr. Carl Ogllesby -
4.10.11
( Meiri )
Os lençóis negros da noite desciam tombavam adormeciam colados uns aos outros, como folhas outonais que se voltam a juntar.
Depois de várias voltas por N ruas obscuras da cidade pareceu-me que era por ali que a festa começava a fervilhar. No passeio de uma rua desamparada, encontrei um banco á minha espera e pedi ali á Sr.ª da rolote uma cerveja bem gelada. Recostei-me, costas com parede e vice-versa, e pus-me a pastar vacarosamente o olhar à volta.
Havia de tudo o que era gente, jovens em grupos soltos e felizmente assim, pessoas solitárias, alguns com ar de quem procura desespiradamente libertarem-se dakilo, outros já mais ancorados nas suas derradeiras sortes, havia casais apaixonados que nem pássaros azurumbados, havia também mulheres de todas as cores e as mais belas prendiam-me o olhar por mais tempo e depois,
desapareciam pelas demasiadas portas dos vários bares de onde se soltavam canções às molhadas e, de quando em vez, tudo aquilo fundia-se no fundo mais fundo de mim próprio e dava-me sede para mais uma cerveja.
Por cima : a Grandiosa escuridão universal, salpicada de estrelas e uma clara sensação de vastidão completamente alheada de tudo.
A incerta altura, uma menina sozinha, por dentro e por fora, aproximou-se de mim, de cerveja na mão e sentou-se a meu lado. Depois continuou calada, ancorada e eu também não de cerveja na mão. Encostou a sua tristeza desarmada ao meu ombro abrigada e eu comecei a cantar. As minhas canções eram peixes criados ali, para o seu mar. Sem darmos por isso, pusemos os olhos nos olhos e começámo-nos a amar. O seu fundo sereno já tinha outro olhar. E uma paixão qualquer desceu naquele lugar.
Claro que o dia nasceu
sem nos avisar.
Claro que o dia nasceu
sem nos avisar.
( Brasil. Fortaleza. 2003 ? )
Arqueologias poéticas
TRÍPTICO ÀS IMAGENS NUAS
1 - Por vezes, alguém põe um dedo na ferida. Quero dizer: alguém acorda a sombra geral dos seus nomes e os nomes mergulham nos ritmos do sangue e logo as mãos crescem para os lugares e os lugares crescem com elas e tudo fica mais Alto.
Há quem passe, olhe de lado e continue a sua vida. Outros há, que passam, e se detêm por um pormenor mais chamativo.
2 - Claro que todos os lados, todos os nomes são pretextos e os lugares também. Nascemos e morremos por uma graça indomável perdida no tempo. Andamos às voltas disto tudo enquanto por dentro acordam & adormecem as sementes povoadas pelos estranhos frutos de uma sede sem fim.
3 - Vozes e imagens que cantam a Vida e o exemplo dos milhares de sóis, mesmo sabendo -se que para outros olhares, há um abismo memorial nas cabeças uma outra idade outra boca menos cercada pelos dons dos dias na transformação dos corpos.
(in, " A Primeira Imagem ". Ed. Limiar - 1998)
kalungando
Para aqueles que o seu DEUS é o DINHEIRO
( kuase todos, mesmo sem darem por tal )
Observação:
JÁ RE+PAROU QUE NÃO COME DINHEIRO ?
- josé alberto kalunga -
3.10.11
kalungando
" Correr não adianta. É preciso partir a tempo "
. La Fontaine .
kalungando
(de: josé alberto kalunga )
" Two things are infinite: the universe and human stupidity. But as the universe, I still had not acquired absolute certainty. "
Albert Einstein
" Dos cosas son infinitas: el universo y la estupidez humana. Pero en cuanto al universo, yo todavía no había adquirido la certeza absoluta. "
~ Albert Einstein ~
-.-
" Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. "
- Albert Einstein -
2.10.11
não sei na realidade o que pensar
~ j. a . m. ~
"I do not know really what to think about it, but in my opinion is humble and modest harbinger of some strange convulsion in our kingdom."
- in, Hamlet, Horatio: Shakespeare.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
" Não sei na realidade o que pensar acerca disto; mas no meu humilde e modesto entender é presságio de qualquer estranha convulsão no nosso reino ."
- in, Hamlet , Horácio : Shakespeare.
Um Pintor Esquisito.
O homem havia pintado + um quadro.
No dia da apresentão ao público acudiram N pessoas para o ver compareceram aos sr.s das autoridades locais, parentes, amigos, colecionadores de artes, jornalistas, fotógrafos e akele pessoal que está sempre por lá nestas koisas, pois o pintor era já q.b. famoso & considerado e em certa medida, um artista a ter em contação.
Chegado o momento, o pano que cobria o quadro caíu. No ar solene do local explodiram calorosos aplausos tão calorosos que a Obra quase se derretia. Tratava-se de uma impressionantista figura de Jesus batendo suavemente à porta de uma casa qualquer. Era um Cristo que estava ali vivo outra vez com o ouvido junto à porta, ele parecia querer saber se lá dentro alguém havia, alguém aparecia, alguém respirava, alguém estaria vivo.
Depois sucederam-se os discursos pomposos de apraxe & os elogios patéticos comuns. Sempre looongos, fastidiosos e nos finais, todos batiam, a seu modo, as suas próprias mãos, uma contra a outra.
e, todos olhavam para aquela obra : de arte.
Porém, 1 observador curioso quiçá + atrevido, em função das circunstãncias vigentes, descobriu - por si próprio - uma falha no quadro: a porta não tinha fechadura ?
E foi perguntar ao sr. artista : a porta não tem fechadura ! Como se fará para abri-la ?
- é assim mesmo - respondeu o pintor - esta é a porta do coração humano, que só se abre do lado de dentro.
- de autor desconhecido -
( Publicada : EU.CÁ.VOO.CAMINHANDO , 17 - Set - 2007 )
a Natureza = O Maior Livro
imagem construída. j.a.m.
e os pássaros poisam mesmo junto a meus pés, as árvores permanecem ali com a suas folhas, muitos verdes
as montanhas a lém
ao longenlaçadas com as azulantes nuvens dos céus
sem fim ............................................................)
onde é que eu ia ?
1.10.11
Kalungando
" A violência é fruto de um estado interior de infelicidade "
Assim, é importante buscarmos pequenos gestos de simpatia,
empatia, calor humano & amor
que atuam como antídoto contra o veneno do rancor que circula
entre nós Seres Humanos. "
(extraído do Lições de Amor)
José Alberto Kalunga
30.9.11
Kalungando
O vosso Deus=Dinheiro, cega-vos em demasia, demasiadas vezes !
O dinheiro é 1 virus, inofencivo, como muitos outros
que só Cega as pessoas vulneráveis a ele.
- José Alberto Kalunga -
23.9.11
XIKOTADA PEDAGÓGICA
- disseram-me para fazer assim !
- o e o sr. não pensa no que está a fazer & porquê?
- mandaram-me para fazer assim !
~ ~ ~ ~ ~ ~~~~~~~~~~~~~~
... mas, só às vezes - sem nada fazer por isso - não lhe passa pela cabeça, pensar, Porque É que o sr., faz isso: assssim?
(Silêncio/ a fila era N longa...Fim/ The End.)
p.s. = Depois - ke remédio - deitei-me nas sombras tresmalhadas & vivas, do carvalho centenário que estava ali, à minha espera, escudado pelos pássaros que poisavam , quase á-beira dos meus ouvidos, sem quaisquer medos & o meu corpo em uníssono, com a minha alma:
saboreavam deleitadamente sombras bem lúcidas, sem eu ter feito quaiquer pergunta.
graças a deus: Haja D+Eus !
(Set. 2011)
- o e o sr. não pensa no que está a fazer & porquê?
- mandaram-me para fazer assim !
~ ~ ~ ~ ~ ~~~~~~~~~~~~~~
... mas, só às vezes - sem nada fazer por isso - não lhe passa pela cabeça, pensar, Porque É que o sr., faz isso: assssim?
(Silêncio/ a fila era N longa...Fim/ The End.)
p.s. = Depois - ke remédio - deitei-me nas sombras tresmalhadas & vivas, do carvalho centenário que estava ali, à minha espera, escudado pelos pássaros que poisavam , quase á-beira dos meus ouvidos, sem quaisquer medos & o meu corpo em uníssono, com a minha alma:
saboreavam deleitadamente sombras bem lúcidas, sem eu ter feito quaiquer pergunta.
graças a deus: Haja D+Eus !
(Set. 2011)
20.9.11
msgs a Garcia
The Nature = God gave me two ears and one mouth .
-.-
A Natureza = Deus, deu-me 2 ouvidos e uma boca.
-.-
La Naturaleza = Dios me dio dos oídos y una boca.
-.-
Doğa = Tanrı beni iki kulak ve bir ağız verdi.
-.-
Բնությունը = Աստված ինձ տվեց երկու ականջները եւ մեկ բերանը.
-.-
A Natureza = Deus, deu-me 2 ouvidos e uma boca.
-.-
La Naturaleza = Dios me dio dos oídos y una boca.
-.-
Doğa = Tanrı beni iki kulak ve bir ağız verdi.
-.-
Բնությունը = Աստված ինձ տվեց երկու ականջները եւ մեկ բերանը.
19.9.11
O Cântico dos Cânticos
O Prólogo do Cântico dos Cânticos (1:2-4) diz:
A Noiva:
" Deixe-o beijar-me com os beijos de sua boca.
O seu amor é mais agradável que o vinho;
delicada é a fragrância de seu perfume,
o seu nome é um óleo derramado,
e é por isso que as virgens o amam.
Arraste-me em suas pegadas, vamos correr.
O Rei trouxe-me aos seus aposentos;
Você será nossa alegria e nossa satisfação.
Deveremos exaltar o seu amor acima do vinho;
como é justo amá-lo. "
18.9.11
msgs a Garcia
"When fear is transformed,
people will not need to have power over others in order
to feel more secure within themselves."
Poseidon - Turkey
(Poseidon. Turkey. 2002 )
vi o mármore abandonado ao martelo
a música a cair em si
e depois
as formas dos deuses
- os olhos lavavam-se numa luz antiga.
( Visões Retrospectivas , Publicada em: EU.CÁ.VOO.CAMINHANDO, a 19-10-2003 )
P.S. Talvez, preferível, visualizar em écran inteito.
17.9.11
msgs a Garcia
Imagem construída. j.a.m.
"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se o abrires."
Frank Vincent Zappa
msgs a Garcia
" A auto-importância é como o pirilampo * que brilha durante a noite
e sente-se glorioso por isso.
No entanto, quando o sol aparece, ninguém mais liga à sua luz."
* Br.= vaga-lume
~ ~ ~ ~
"Self-importance is with the glow-worm shining at night
and feel so glorious.
However, when the sun comes up, anyone else notice the your light. "
16.9.11
15.9.11
" cenas normais "
(...) já a noite tinha sido iniciada, os pescadores juntos/ sentados/ calados/curvados / Olhavam presos por um fio emaranhado de leves & ondulados pensamentos aquele horizonte como quem lia 1 texto bem antigo.
entretanto as nuvens de um lado para o outro, dispersamente orquestradas pelo seu próprio destino, lá iam pavidamente diferentes.
Nada se cruzava & tudo estava unido.
os barcos continuavam a baloiçar o cais. O mar sempre estivera ali como se fosse eterno. Como um eco profundamente humano perdura sempre, pelo poder dos olhares de muitas gerações.
E os pescadores aguardavam como quem espera e tambémjá não, a hora da partida.
em casa, os filhos, trakinavam por comidas e as mães afagavam-lhes os cabelos, com um sorriso emprestado pelo aconchego do útero.
Os pescadores - disse-me 1 dia um amigo vagabundo - viraram estátuas fixas-permanentes e ali estacaram, para o gáudio dos turistas que acudiam aos magotes e as crianças, agora pediam moedinhas com uma vida inteira moribunda nos olhares
(Out.2010)
eijou
- Fotografia Kirlian - CFK/BSB. A.E. -
- telepathic conversation in the cosmos, without space and time -
msgs a Garcia: A Purificação da Salamandra
“ O fogo transforma-se em fumaça e chega ao céu.
Ao voltar,
beneficia a Terra.”
~~~~
Todos os viajantes dizem
que a Salamandra provém do Fogo.
No Fogo se encontram seus alimentos e sua vida
E isso foi-lhe dado pela sua própria natureza.
Ela habita também uma montanha profunda,
Por isso, acendem-se 4 Fogos cheios de virtudes:
O 1º , mais fraco que o seguinte,
No qual mergulha no início a Salamandra.
O 3º - a bem dizer - é mais forte que os outros,
E nele ela se lava e purifica;
Depois apressa-se em direção à sua toca.
Mas logo, é aprisionada & transpassada por golpes,
pois deve morrer e verter seu sangue.
Na verdade, isso sucede em seu benefício,
pois assim deverá conquistar a vida eterna
ao preço de seu sangue, e daí em diante,
a morte não mais a alcançará.
Não há na Terra medicina melhor que o seu sangue,
não se pode encontrar no Mundo nada melhor,
nenhuma doença resiste a ele,
que cura os corpos dos metais, animais e homens.
É dele que provém a inteligência dos sábios.
De Deus, receberam esta Bênção
que se chama: Pedra dos Sábios,
na qual reside toda a virtude e todo o real poder.
os Sábios, a nós, a ofereceram por benevolência.
Assim, devemos honrar as suas memórias.
14.9.11
msgs a Garcia
Lado A
“A verdadeira esperança é veloz e voa
com asas ligeiras; de reis : faz deuses, e
de seres menores: faz reis”
com asas ligeiras; de reis : faz deuses, e
de seres menores: faz reis”
( Shakespeare, em Ricardo III )
Lado B
Três escolhas são fundamentais na determinação do nosso destino:
a escolha de idéias, das pessoas & das coisas
s/h._. ) m.I .* j.a.m.
coisas comuns
... & por aqui, parece-me que já houve sonhos dourados, sempre os mais naturais, parece-me
a Árvore que vejo ali: amadureceu aos ventos que asssssssolam a ilha
Depois, seguiu os tons verticais e quando o vento a dispensou, ligou-se contra os céus, como é destino do do reino vegetal
~ ~ ~ ~
há pouco choveu e 1 dos meus eus até deu por isso.
Mal amanhecia as folhas das árvores, junto à varanda, sobravam - me orvalhos
e, os meus 2 olhos espantados, com tudo o que sempre vai acontecendo, permaneceram por ali, enquanto eu: sei lá
(España- Ilha ? -2011)
bocas ao deus-dará
(...) Com as energias mais violentas que nos tempos que correm circulam pelos ares do Planeta, a-ver-vamos se as portas de dentro se vão abrindo aos poucos, como nos ritmos da Natureza.
Distanciados de tudo o que é Vida, e do que possam ser ( embora já o sejam, sem nunca darem portal ! ), nada se vislumbra nos afazeres dos seus dias & das suas noites = que vão atravessando, alisando ausências sobre os joelhos das suas almas desalmadas, desarmadas, descentradas, que - até - têm 1-não-sei-quê, de muito doloroso....mas, en fim
eles, continuam-se por ali : aos círculos, deambulando entre as sombras anémicas que também alimentam, expandem & são cúmplices
Nadia se toka, nada os troka, nada os akorda, etecteras
(texto de j.a.m. - Algures. s/ data)
(texto de j.a.m. - Algures. s/ data)
13.9.11
and Jesus was a sailor
" Leonard Cohen vence Prémio Príncipe das Astúrias das Letras - 2011 - España "
p.s. se eu fosse um" "inteletual das Letras"" cá das praças, tinha ficado Mt Chateado, com esta "coisa".
Assim, fikei, Bem Satisfeito.
12.9.11
msgs a Garcia
(imagem construída. j.a.m. )
" Do not burn your house to scare away the rats "
(anonymous)
-.-
" Não queime a sua casa para espantar os ratos "
(anónimo)
11.9.11
A CERCA DA BELEZA
Foto construída. j.a.m.
John Cage, foi ele acho, que contou isto algures:
- Havia uma mulher tão bela, tão bela, sei lá aonde.
Uma vez, decidiu atirar-se a um lago cheio de peixes vários, coloridos, divertidos, lindos mesmo, & espantemo-nos:
aquando do acto, os bichos logo fugiram, assustados.
- Mas, afinal o que é a Beleza?
10.9.11
msgs a Garcia
Estamos sempre a querer ir até “Lá” quando, na verdade, tudo está “Aqui”
-.-
We are always wanting to go "there" when, in fact, everything is "here"
9.9.11
1 marmelo no seu modo de estar e ser ( to be ) yellow
Subtil Tesão
desenho artesanal / j.a.m./1982
(...) alguém mesmo ali à minha frente, dançava no ar, com a natural alegria de quem se sente livre e cheia de luz para se dar ao mundo & à Vida
era uma menina linda com aquele ar despojado e solto de quem sente que nada tem a perder por se sentir gente,e, meu deus, chegava a ser bela na sua juventude lisa, pelo corpo a baixo, até às asas dos pés, quando no seu corpo dava curvas repentinas e o ar libertado refrescava tudo à-volta (...)
- pedaço de texto, escrito algures no Brasil -
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