José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

5.5.11

Mercado de Sucupira



 
8 horas e tal, as mãos cheias de moscas ou várias às vezes e,,, uma delas está a poisar AGORA!. ....Zás !!!...apanhei-te...... e depois olho mas nem a vejo caída redonda no chão…


e, então, depois de uma cachupa num prato de lata redondo mesmo, no interior de uma antiga camioneta transformada em "restaurante", estou numa mesa à porta da dita a colher imagens da gente que vende coisas, que compra algumas dessas coisas e da gente que passa de um lado para o outro e vão abrindo naturalmente o ar que as ampara.
No geral, "a coisa está preta". Depois, levanta-se nas cores das roupas. Dá-me a impressão, ainda sujeita a posterior confirmação, que é o vermelho o eleito. Impõe-se só por si é evidente, mas também é muito abusado. A seguir, há os amarelos e os verdes de N tons. O verde-alface é considerado por aqui. O branco, obviamente.
Uma jovem mulher expõe de 1 modo exacto verticalmente uma garrafa grande de água com o aspecto de estar bem fresca e espera alguém que a leve. Tem uma bunda maravilhosa e sei lá porque é que olhei para este caso.
Alguém transporta carne de um animal já muito morto numa bacia de plástico cor-de-laranja em cima da cabeça, mas o que eu vejo com estes dois olhos que a terra há-de comer, é uma chusma de moscas enlouquecidas com o manjar. Irão pesar as moscas também, aquando do negócio? Ou, serão o brinde, concerteza.
Lá ao longe o céu está assim-assim- escurecido, sei lá o que vai ser &  já transpiro bastante.
Passa por aqui uma menina "pinheirinha", retocando os cabelos e a treinar o gingar das ancas que ainda se estão abrir às sementes que um dia virão, e lá vai ela muito compenetrada no seu papel à espera de ser amada quando acontecer e será para breve, vê-se.
Ali vai um "preto" de rádio  na mão esquerda junto ao ouvido do mesmo lado, inclinado e é música que não tenho tempo de saber, mas com aquele ar tão feliz, é boa música com certeza.
Ainda
as eternas mangas ao lado sempre as bananas juntas ao quilo, a evidente e  dura realidade da sobrevivência.
E são as Mulheres que erguem - sempre rodeadas de pinhas de filhos - toda esta trabalheira. Cumprem-na devotadas, depois desenlaçam-se e ao fim da noite encostam ao de leve a cabeça a uma esperança que nunca entendi, mas já senti, e ficam assim à espera, do que será meu deus? O papel dos homens por estas bandas, parece-me que é atirarem-se a elas esporradicamente que nem machos com cio e depois basarem logo na primeira esquina para as  luzinhas  do grogue ou de outras sombras quaisquer alinhadas na preguiça ou desenrascarem mais um poiso temporário , muitas vezes numa outra ilha deste arco verde, por onde vão cumprindo os seus profundos ofícios de marinheiros vagabundos.
Estas Mulheres são as raízes destas 10 ilhas
 - o resto é mar, mar e mais mar
 e depois, ainda
 o mar.
(...)



- Cabo Verde.Praia. Algures em Agosto de 2008/texto  alterado em 2011-

Sem comentários:

Enviar um comentário