José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

7.10.18

(série): DIÁSPORAS AO DEUS~DARÁ



Sombras Acordadas


(ao Victor Mendes)



Está um dia quente e quanto ao resto é indefinito. Podi tchobi! ...óh podi ca tchobi! ...Deus qui sabi (1) ?  
Estou sentado na varanda do meu quarto na Residencial Sol Atlântico, com um padjinha (2) amornecido entre os dedos e a pastar o olhar pelo murmurinho geral.
Uma negrinha aí pelos 3 anos, brinca na Praça Alexandre de Albuquerque com uma boneca, enquanto a mãe sentada por detrás de uma tendinha, olha à volta como se nem esperasse cliente. Tem à venda rebuçados chocolates amendoins tabaco fósforos, coisas claramente várias & agrupadas numa ordem naturalmente colorida.
Aproximei-me da circunstância e pedi à Sr.ª um pedaço de rapé que embrulhou muito delicadamente num pedaço de jornal, kela é kantu? (3)   Ela lá disse com um sorriso morabi (4) enquanto eu continuava atento à minina toda entretida a pentear com os seus próprios dedos, os longos cabelos loiros da barby, comprada com certeza numa das muitas lojas dos chineses por aqui.
De repente, olhou-me e demorou-se como quem se dá conta de um rosto com a pele igual à do seu bebé. Apeteceu-me dizer-lhe algo, mas para além do sorriso cúmplice e desairoso as palavras ficaram-me embarcadas na garganta. O que que eu lhe poderia dizer acerca das infindáveis cores deste mundo e dos homens que separam & dividem tudo?
Ajoelhei-me até aos seus olhos límpidos de todo, peguei-lhe nas mãos juntas, dei-lhe um beijo sentido na testa e senti-me perdoado.

Quando me voltei, tinha os olhos marejados, creio que pela penumbra densa do nevoeiro que descia, inclinei-me para a rua 5 de Julho em direção à “Gruta” (5) do Neilito, enquanto a noite se instalava na cidade pareceu-me ouvir o eco dos ritmos de um pilão (6) celestial, algures. Os sons acompanharam-me até ao final do jantar & levaram-me pela noite adiante onde, mais uma vez, não me ralei em perder-me pelos caminhos de Deus, entre estrelas descidas luas abundantes e várias pessoas que se tornaram amigas pelas naturais leis das luzes.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


 (1)“Talvez vá chover, talvez não, só Deus sabe.” (crioula do Sotavento).
 (2) Cigarro de erva medicinal, elaborado manualmente.
 (3)  “Quanto custa?” (crioulo do Sotavento).
 (4) “Amável, afável, atencioso(a), delicado(a), gentil, simpático(a)”. A morabeza é tida pelos cabo-verdianos como algo difícil de traduzir (como a palavra saudade em português) e exprime um sentimento tipicamente cabo-verdiano, análogo à osprindadi na Guiné-Bissau.
 (5) Tasca. 
 (6) Utensílio feito de madeira, idêntico ao almofariz, com uma altura média de 60 cm, utilizado para moer alimentos com um pau de madeira mais rija, e com a extremidade arredondada (mão do pilão).




 (Cidade da Praia. Ilha de Santiago. Cabo Verde)


Rascunho Nº 384





Sem comentários:

Enviar um comentário