José Alberto Mar. Com tecnologia do Blogger.

24.9.08

o quadro


estou no restaurante de Alita, já comi qualquer coisa e agora palitando-me com um fósforo descascado, olho, + uma vez para aquele quadro à minha frente.
à 1ª vista armada (dos hábitos, claro)
é uma pintura "naif", académica, esses rótulos que nos deixam satisfatoriamente adormecidos, mais uma vez e assim continuamos cheios de convicções apodrecidas há tanto tempo.
Mas, olhando Mais,,, e, apurando o ofício dos 2 olhos com o respectivo pensamento o mais possível claro, tudo bem mais unido, é outra coisa, que é maior.
A técnica, nesta onda, cumpre bem a sua função.
Não me apetece descrevê-lo porque imagem fica sempre ainda mais longe quando há o negócio de palavras pelo meio.

Evidentemente, ComTem beleza!


No primeiro plano, na zona mais colorida N flores diferentes, azuis vários, cor-de-laranjas, rosas, violetas, amarelos, claro! por aí a fora, até às florzinhas minúsculas brancas que me levam a memória aos malmequeres-bem-me-queres.
Há umas árvores que não dão sombra que eu enxergue. Do lado esquerdo da obra, 3 troncos, com o mesmo lado prolongado em ramos sem + nada. dos seus lados direitos, os ramos alongam-se numa folhagem castanhamarelada longe do verde que mui possivelmente já por ali passou.
Há do outro lado do quadro a provocar uma incerta simetria ocidental, uma quase árvore ainda a tentar sê-lo, no entanto já com folhagem de cores quando aparecem tenras nos primeiros dias.

Todo este jardim descontraído e plantado pela Natureza cerca um banco de madeira acho que é de mogno talvez sucupira ou,, que está mesmo só. Ou talvez não, pois encontra-se majestosamente aberto e a olhar lá para um fundo onde aparece uma casa estranha, diferente. longa para os lados, com uma torre pelo centro + ou -, e a zona que suspeito ser maior tem uma porta de um azul sonolento em si, mal se dá por este silêncio vivo estar ali mesmo.

Depois,,, levanta-se um céu longe l o n g e. Do seu pressuposto centro obliquamente eterno, vem à tona do meu olhar, uma luz que se vai abrindo em círculos e em mais círculos expansiva mente discretos mas eficazes e tudo acaba numa claridade mornamente doce, que já está a morar dentro de mim.



- Sidáde Vêlha. agosto -2008 -

Sem comentários:

Enviar um comentário